Plasma 8600x mais quente que o sol? Que isso minha gente!


Engenheiros e cientistas chineses conseguiram produzir um plasma de gás hidrogênio que é três vezes mais quente do que núcleo do sol. Produzido através da fusão nuclear, a reação foi mantida durante cerca de dois minutos. Isso pode não parecer muito, mas é algo mais quente que já tem armazenado por mais tempo. A reação foi facilitada através do uso de um reator em forma de anel, na foto abaixo, no Instituto de Ciências Físicas em Hefei, na China.

O que torna este evento incrível tão importante no campo é o tempo que foi mantido. Anteriormente, plasma quente como este foi mantido por alguns segundos. Os cientistas chineses conseguiram um tempo de 102 segundos durante este ultimo teste. Todo este tempo e dinheiro gasto no desenvolvimento do plasma super-quente não é para nada. Os cientistas acreditam que podem aproveitar enormes quantidades de energia a partir do calor produzido, ajudando a resolver o problema da crise energética.

Pesquisadores alemães atingiram a temperatura de 80 milhões ₢° somente com a duração de alguns microssegundos. Apelidado EAST (Experimental Advanced Superconducting Tokamak), o plasma alcançado pelos chineses atingiu mais de 50 milhões °C, ou 8600 vezes a temperatura da superfície do Sol. Bobinas supercondutoras foram usadas para estabilizar a reação do plasma utilizando campos magnéticos no interior da câmara.

O objetivo da equipe de pesquisa é atingir a temperatura de 100 milhões °C por 1.000 segundos . Embora não tenham alcançado esse objetivo, no entanto, eles têm feito um enorme salto na direção certa.

O plasma é criado usando a fusão nuclear, como mencionado acima. A fusão ocorre quando o núcleo de dois átomos combinam-se para criar núcleos maiores. Outro problema que precisa ser tratado na busca de energia sustentável através de plasma é como fazer para extrair a energia. Uma vez que as reações de fusão não foram mantidos por períodos de tempo prolongados, os métodos de extração de energia não foram estudados.

Muitos países e empresas privadas estão competindo para construir um reator de fusão e eliminar a necessidade de combustíveis fósseis.

Fonte: interestingengineering.com

#tecnologia

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags